Forno Pequeno

Também conhecido como forno de pizza, forno de barro ou forno caipira, a principal característica destes fornos está no seu princípio de aquecimento, de dentro para fora. A lenha e os alimentos ocupam o mesmo espaço. Uma vez atingida a temperatura pretendida pode-se, para mantê-la, deslocar a fonte de calor remanescente (brasas e cinzas), para um dos lados da fornalha, ou então amontoar-lá no fundo do forno onde existe uma entrada adicional de ar com a função de estimular a combustão destes resíduos. A eficiência destes fornos está diretamente ligada à sua capacidade de contenção do calor produzido.

É por este motivo que a estrutura dos nossos fornos, é construída com paredes duplamente isoladas. Por outro lado, eles têm a vantagem de abrigar em seu interior os resíduos da combustão; cinzas e brasas; que se precipitam internamente e convergem para uma gaveta de cinzas. São equipados com termômetro com escala de 600 graus. Atinge temperaturas de até 440 graus.

Durante a primeira metade do século passado a cidade de Araras, no interior de São Paulo, tornou-se conhecida, entre outras coisas, pelos fogões a lenha que aqui se construíam. Inspirada em exemplares remanescentes, alguns ainda em funcionamento, a Oficina Victorello recriou modelos que, sem prejuízo de suas formas originais e rusticidade, mas contando com materiais e recursos de agora, conseguiu atingir um nível de desempenho térmico pouco comum para equipamentos do gênero, além do conforto a quem deles se utiliza. E atendendo às exigências do mercado desenvolveu em paralelo uma linha de fornos e churrasqueiras para uso doméstico.

Contatos